Apesar de não levar os alunos para competições de dança (porque, ao meu ver, arte é algo interpretativo e subjetivo, com julgamentos estéticos de valor que transcendem a técnica, diferente do esporte onde o desempenho é medido e a pontuação comparada entre os competidores... complicado...e aliás a gente deve buscar sempre se auto-superar e não superar os outros... enfim, penso assim...), sempre que há oportunidade de aprender, crescer, ver o trablaho de pessoas que são exemplos de sucesso, claro que os inscrevi, com o maior prazer!!! Daí cursos, workshops, palestras, exames... são todos bem-vindos nesta linha de pensamento.
E lá fomos nós ao CEMFORPE assistir ao documentário "Canteiro de Obras São Paulo Companhia de Dança (SPCD) - 2010"...
No documentário eram mostrados os processos de montagem e ensaio das obras que formaram o repertório da SPCD em 2010, a visão dos bailarinos, diretores, ensaiadores, coreógrafos...
Os nossos alunos puderam perceber quão árduo é o trabalho do bailarino, conhecer a cia, como são feitas as audições e o dia-a-dia de um artista "CLT", profissão não muito conhecida no nosso país, mas com artistas bri-lhan-tes!!!
E o mais legal é que, além de empolgá-los (aos alunos) a fazer mais e mais em sala de aula para alcançar bons objetivos no palco, mostrou que a vida do bailarino, do coreógrafo, do ensaiador, do cenógrafo, do figurinista, do iluminador, etc., etc., enfim, de toda a equipe que exige uma montagem de espetáculo de dança, é como a de qualquer trabalhador, mas que nesta carreira, muito além da técnica do ofício, todos estes artistas têm a possibilidade de se colocar e expressar no resultado final do trabalho (diga-se de passagem um árduo trabalho de equipe!): a coreografia apresentada ao público no teatro.
Também puderam refletir sobre os processos de criação de obras e remontagens de ballets, sobre a versatilidade que o mercado hoje exige do bailarino, mostrando-se capaz de interpretar obras clássicas, modernas e contemporâneas num mesmo corpo, e muitas vezes numa mesma temporada.
Outro aspecto importante desta companhia em especial é o fato de não possuir elenco fixo (como em várias outras onde o 1º bailarino ocupa sempre este posto). São em torno de 40 bailarinos e a cada nova produção, eles passam por uma audição interna para que o corógrafo ou o ensaiador escolha quem faz qual papel naquele trabalho, obrigando-os a sempre se desafiarem a serem melhores e melhores e melhores... (é a tal da auto-superação....)
Enfim...Foi uma experiência tão legal para nossos alunos que já estou planejando com a produtora de formação cultural e memória da SPCD os próximos eventos do tipo! E com o Teatro Municipal de São Paulo recém restaurado será de babar!!!Aguardem...
Abaixo imagens da SPCD em fotos de João Caldas...
Beijos,
Profª Danielle
Theme and Variations
Os Duplos
Prélude à l'aprés midi d'un faune
Sechs Tänze
Eu assisti a Cia de Dança no Teatro Municipal. Foi lindo! Gostaria de aprender ballet! Parabéns!
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